EDUCATTIVA WEB RÁDIO

EDUCATTIVA WEB RADIO A SUA RADIO NA INTERNET!

Quem sou eu

Minha foto
Morro Agudo, São Paulo, Brazil
Bem vindos ao nosso Blog!!! Meu nome é Humberto de Mattos, administrador deste Blog, sou TÉCNICO em Informática, JORNALISTA Mtb:62.199/SP e também RADIALISTA PROFISSIONAL há alguns anos, registrado na DRT / SP sob o nº 12652.

Deixe seu recado aqui no nosso mural !!

Eventos em Morro Agudo

Notícias dos Famosos

Saúde em Foco

____________________________________________________________________________
Os Benefícios do Pilates

O Pilates virou uma verdadeira moda nas academias, muitas pessoas já ouviram falar dessa nova técnica de exercício físico porem ainda restam algumas dúvidas . E pensando nisso fomos pesquisar o que é o Pilates e quais os benefícios podemos conquistar praticando essa atividade.
Como surgiu o método

O alemão Joseph Pilates, criador do método que leva seu nome, sofria de asma quando criança e tinha o corpo debilitado. Sua história poderia ter sido como a de muita gente que passou por problemas semelhantes: a impossibilidade de fazer exercícios físicos transformada em uma infância dedicada aos livros seguida de carreira intelectual. Pilates não. Ele experimentou ginástica, mergulho, esqui e boxe e encontrou formas de superar suas limitações.

Exilado durante a Primeira Guerra na Inglaterra, trabalhou como enfermeiro e começou a usar molas para ajudar os soldados mutilados a mexer o corpo. Mais uma vez Pilates estava empenhado em ir além dos limites, dessa vez dos alheios. Essa experiência foi a base que ele utilizou para desenvolver o que seriam os aparelhos usados hoje nas aulas de Pilates.

É sobre eles (e, principalmente, com a ajuda deles) que são realizados os exercícios coreografados em ângulos exatos, ao mesmo tempo em que a respiração é controlada e o abdômen, contraído. Trata-se de um excelente método para ganhar uma barriga bem enxuta. Ele ainda torna flexíveis os músculos que sustentam a coluna, definindo melhor a postura.

Pilates e seus beneficios

A cada dia o pilates ganha mais adeptos para a prática dos Exercicios pilates, entre eles, estão muitos artistas que precisam manter uma boa forma e exibir uma excelente postura a seu público. Hoje muitas pessoas já sabem dos beneficios de praticar pilates.

A procura por Exercicios pilates é muito grande, isso porque o foco do método pilates é a melhora da saúde, a busca do bem-estar e de maior qualidade de vida, o Método Pilates une o corpo e a mente, e isto é exatamente o que as pessoas procuram no dia de hoje.

Pilates Benefícios

Estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado. Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e melhora a coordenação motora.

Todos esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando inclusive alívio de dores crônicas, ou seja, o método pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas, como por exemplo, os da coluna.

Ele fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajudam a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas.

Este trabalho de estabilização da pelve e coluna, também, como acréscimo, ajuda a preparar a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência.

O "Método Pilates" tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, poliomelites, apoplexia,de pós-cirurgias, pré e pós-parto, dentre outros.

Segundo Joseph Pilates (criador do método), após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visíveis ; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças.

As aulas de Pilates apresentam:

- exercícios suaves e eficazes;

- poucas repetições de cada movimento;

- grande repertório de exercícios;

- uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;

- resultados rápidos e duradouros;

- construção de uma postura correta;

- ausência de desgaste físico.

Benefícios do Pilates:

- alongamento e maior controle corporal;

- correção postural;

- avaliação da flexibilidade;

- tônus e força muscular;

- alívio de tensões estresse e dores crônicas;

- desenvolvimento da consciência corporal;

- melhora da mobilidade das articulações;

- estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;

- fortalecimento dos órgãos internos;

- trabalho da respiração;

- aumento da sensação geral de bem estar.

____________________________________________________________________________

É possível ficar em forma sem gastar dinheiro?

O mundo está repleto de facilidades para mantermos a beleza, o corpo e a saúde. Suplementos alimentares, tratamentos contra celulite, bioplastia, aparelhos abdominais, eletroestimulação… são infinitas as opções para quem quer ostentar uma boa aparência.

O problema é que nem todos têm condições de arcar com tudo isso. Academia, suplementos, tratamentos, roupas… no final, a conta pode sair cara. Isso quer dizer que quem está com o orçamento apertado terá necessariamente que ficar fora de forma?

De maneira alguma...

Um dos melhores exercícios físicos que existem pode ser praticado praticamente de graça. Tudo o que você precisa é de um par de tênis. Sim, estamos falando da corrida e da caminhada. Mesmo que não haja um parque ou pista de cooper por perto, você sempre pode caminhar ou correr na rua mesmo.

E quanto a alimentação? Bem, uma alimentação saudável não é necessariamente cara. Na verdade, se você cortar a carne e todos os açúcares e farinhas refinadas, vai ver que só sobram alimentos mais em conta: frutas, verduras, legumes, grãos integrais, sementes e castanhas. Neles você vai encontrar praticamente todos os nutrientes de que precisa para entrar em forma.

Se você utiliza a desculpa de que está fora de forma porque não tem dinheiro, pare um pouco e reflita para saber se isso não é apenas uma forma de procrastinar o que precisa ser feito.
_____________________________________________________________________________

8 mitos e verdades alimentação

atualmente existem muitos mitos sobre alimentação. O assunto é discutido em milhares de meios de comunicação, como internet, televisão, jornais e revistas, deixando as pessoas na dúvida do que realmente está correto.

Baseando-se nas mais diferentes dúvidas, a seguir explicaremos alguns mitos relacionados à alimentação.

01 - Beber água em jejum emagrece?
 MITO
A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, devido às suas inúmeras funções. O consumo indicado é de 2 a 3 litros por dia. Porém apenas a ingestão de água não elimina peso, muito menos se for tomada em jejum. Para que haja o emagrecimento é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo, ou seja, comer menos calorias e gastar mais.











02 - Comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda?
MITO
É fundamental comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa distribuir bem: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas claro na quantidade adequada, sem exageros.


  
03 - Ficar sem comer emagrece?
MITO
Totalmente errado. Deixando de comer você poder tornar o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Além disso, após ficar sem comer um período, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. Para que ocorra a eliminação de peso é fundamental comer de forma fracionada, na quantidade certa.




04 - Comer banana reduz cãibra?
VERDADE
Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, como a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas.






05 - Abacate engorda?
MITO
O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e assim o tipo de gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).



06 - Beber líquido durante as refeições aumenta a barriga?
MITO
Beber líquidos durante as refeições não engorda. No entanto, é indicado o consumo de somente um copo de água ou qualquer outra bebida para que não ocorra aumento de peso, ou qualquer desconforto. Mas o excesso de líquidos e alimentos pode dilatar o estômago e trazer ganho de peso. Isso sim pode aumentar a gordura corporal até na região abdominal.






07 - Margarina é mais saudável que manteiga?
MITO
A margarina é menos saudável do que a manteiga, por que possui gordura do tipo trans, já que para que se torne da consistência adequada ela sofre o processo de higrogenação, onde a gordura insaturada passa a ter a estrutura de gordura do tipo trans. Este tipo de gordura aumenta o LDL-colesterol e diminui o HDL-colesterol, sendo assim, é mais prejudicial à saúde do que a manteiga, que por ser de origem animal somente aumenta o LDL-colesterol. O ideal é consumir outras formas de gordura como o azeite de oliva e os óleos vegetais na sua forma natural.
Hoje no mercado já existem margarinas isentas de gordura trans. Este tipo de margarina sim, pode ser mais saudável do que a manteiga.
08 - Consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata?
VERDADE
Existem alguns estudos que comprovam que o consumo de tomate ou molho de tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata. Porém, existem outros vários fatores que podem influenciar no surgimento da doença, mas a prevenção é fundamental. Se alimente bem, com alimentos saudáveis e previna doenças.